quinta-feira, 6 de outubro de 2011

TREKKING EM PIRACICABA

A chamada para o trekking em Piracicaba no dia 17/07 foi bastante atraente e, por ser durante o inverno os participantes seriam poupados dos percursos em água e barro, marca registrada desta organização e que faz todo o diferencial numa prova.
            Eu, Melinha e Igor saimos cedinho de casa e a previsão prometia um dia ensolarado. Para chegarmos ao local da prova seguimos todas as dicas que o Bêni sempre coloca no site, chegamos sem erro ou atropelos, beleza!
            Fizemos o check in, pegamos a planilha, tomamos nosso café da manhã fornecido pela organização, ouvimos as explicações da prova, calculamos nossos tempos e esperamos de nossa larga.

Acertando cronômetro

Aula para iniciantes ao fundo

Fazendo cálculos

Fomos a  4ª equipe a largar e, o sol esquentando.

Desta vez a prova contou com reconhecimento de imagens, deveria ser anotado a hora e o PC, então mira, um olho no tempo e na metragem e, outro bem atento na imagem e no percurso. Parece complicado, mas não é, simplesmente você precisa ficar atento a tudo!
            O ficar atento a tudo é o diferencial no Trekking, portanto não é uma simples prova ou caminhar, você tem de usar todos os sentidos e o melhor, em equipe! O bom é isso, se você não estiver disposto a pisar na água (quando o trajeto são poucos metros) os outros componentes cumprem; na hora de dar o veredicto se aquele local é o mesmo da foto todos opinam (uns são mais observadores que outros o que ajuda bastante);  dá tempo de tirar fotos do percurso; ajudar a calcular;  ver se o PC está em nossa área de visão (as vezes é preciso aguardar uns segundos para se apresentar ao PC e não podemos ficar aguardando cara a cara, senão somos penalizados com pontos perdidos). Por tudo isso se percebe que é uma prova de aventura também!

Um trecho dessa prova percorremos no centrinho com um calçadão bem largo que margeia o Rio Piracicaba, onde também estão instalados vários restaurantes.  Já eram 11 hs, o movimento dos garçons e das churrasqueiras aquecendo era grande, vi muitas postas de peixe enormes de uns 30/35 cm de largura por uns 5 cm de altura, todas sendo pré assadas aguardando o horário do almoço. Realmente o lugar merece um passeio de domingo com a família!

A espera do almoço!

R. do Porto

Rua do Porto

No Parque da Rua do Porto cumprimos ramificação da cartilha 01, com percurso de 27 min,  além de caminhar pelo Parque, margeamos também por 400 m. uma cerca para depois enfrentar uma ladeira íngreme e o melhor jeito foi escorregar tipo “skibunda” e em 40m encontrar o ponto de partida.

Terminada a cartilha 1 voltamos a Av. Beira Rio. Na referência 8 teríamos 20 min. para conhecer a casa do Povoador. Essas paradas para visitação e descanso são ótimas para ajustar nosso tempo na prova, refazer cálculos, vez que em determinadas referências são fornecidas velocidade/m de trechos seguintes.
Casa do Povoador

Continuando na rota, a próxima etapa seria o Museu da Água, onde o PC iria informar a metragem da próxima referência.  Assim que entramos no Museu da Água pudemos identificar a 1ª imagem, vimos a queda do rio Piracicaba

Seguindo a planilha a indicação era voltar  pela Av. Beira Rio e seguir pela Ponte Pênsil que tem um ar de nostalgia. Depois da paradinha rápida para fotos caminhamos sobre o Rio Piracicaba numa extensão de 77 mt, que foi espetacular.

Ponte Pênsil ao fundo

Parada para foto antes de cruzar a Ponte Pênsil

Ponte Pensil e ao fundo Engenho Central

Enfim chegamos ao Engenho Central!

Vista aérea do Engenho Central, às margens do Rio Piracicaba

Casarão do Engenho Central

Mais a frente do lado direito encontramos o Mirante cujo percurso estava especificado na Cartilha 02 com tempo de 32 min.

Para a identificação da imagem 2  precisamos observar em cada Mirante todos os pormenores do local até encontrarmos o local correto de onde foi tirada aquela foto.

Local da foto 2 identificada

Cascata do R. Piracicaba vista d oMirante
            Depois de concluído o percurso da prova num sol escaldante cruzamos a linha de chegada e entregamos o papel com a identificação dos lugares da fotos para computo dos pontos.

Descansamos alguns minutos, pois logo foi servido o almoço com um delicioso peixe a milanesa, frango, arroz, feijão, salada.

Depois do almoço

Após o almoço, aos costumes Beni anunciaria a classificação das equipes desta etapa. Iniciou pela identificação das fotos, porque uma delas era pegadinha, e adivinhem, nós e algumas outras equipes chutamos o horário de passagem pelo local, na intenção de não deixar o espaço em branco, muito embora nossa equipe não tenha identificado a foto por nenhum local do percurso, concordamos em chutar horário. Isto nos valerá para próximas etapas com identificação de imagem, se não encontrar, não marque!
            A imagem era de algum lugar de Minas Gerais, perdemos 500 pontos. Por divergência de cronometragem desta vez fomos muito, mas muito mal na prova e nos rendeu o famoso e não querido Troféu Abacaxi, estou ficando expert em abacaxi.

Nosso moral ficou lá no chão, pois numa prova conseguimos uma premiação de 3º lugar e na outra o inverso, mas não perdemos a esportiva e nem a esperança de estarmos numa melhor colocação na próxima prova.
            Nosso lema:

Obrigado por visitar, se você gostou deste blog, considere em segui-lo. Clique em "Seguidores" para se tornar um membro e se inscrever por e-mail para receber atualizações.