segunda-feira, 3 de outubro de 2011

TREKKING NOTURNO – SÃO CAETANO DO SUL

 
*Atualizando meu diário de corridas/trekking.*





  
   No dia 19/06/2011 participamos do nosso 1º trekking noturno que aconteceu em São Caetano do Sul, aliás, meu 1º noturno e 1ª prova para Melinha e Igor, vez que maridão continuou a amarelar e ficou em casa, curtindo um filminho mais a Syssi.
   Para essa prova tivemos de providenciar lanternas de cabeça e mão, embora o percurso fosse pelas ruas de São Caetano, ou seja, trecho urbano exceção do Parque Chico Mendes, confesso que para ler as rotas e cronometrar o tempo precisamos/necessitamos dos aparatos.
   Como o Bêni comentou quando do nosso check in, a prova não teria tantas dificuldades, tenho para mim que ele pressentia que a semana que antecederia ao evento seria de Luto,  pois sua mãe que já estava hospitalizada viria a falecer na quarta-feira da semana da prova, falamo-nos sobre perdas, percurso da prova e apesar de estar abatido sua dedicação e atenção aos participantes continuava igual.
   Com a planilha em mãos fizemos uma leitura atenta e aguardamos pelo curso para os iniciantes, realizado antes da largada.
   Após o curso sobrou alguns minutos para fazer os cálculos e distribuir as tarefas como: quem será o navegador, contador de passos ...





     A largada aconteceu às 19h, na Avenida Kennedy e, além de passar por algumas das principais ruas da cidade, teve trilhas no interior do Parque Chico Mendes.



 
   Após a largada que se deu pelo canteiro central, pegamos uma rua a direita e na sequencia numa bifurcação encontramos o 1º PC, marcamos o tempo e ladeira acima, seguindo a rota chegamos na ramificação da Referência 05, ou seja, uma praça enfrente a uma igreja onde estava sendo celebrado um casamento, portanto, havia muitos carros estacionados. Anotamos os dados indicados e através de soma obteríamos a velocidade do Trecho B. Neste ponto chamou minha atenção a presença de 2 motos da guarda civil na praça. Depois das fotos, anotado os dados os guardas nos indagaram  se éramos a última equipe participante. A prova também contava com esquema de segurança aos desportistas.



   Finalmente chegamos ao Parque Chico Mendes passamos pelo PC e tivemos tempo para descanso, hidratação e cronometragem para os próximos percursos.




    Depois de concluído o percurso dentro do Parque decidimos caminhar devagar para o próximo PC. Ainda bem que nos adiantamos, porque a caminhada foi cruel (rs),  seguimos pela rua Espírito Santo a fora, enfrentamos uma descida e sua continuação era nada menos que uma ladeira acentuada. A rua tinha iluminação pública precária o que nos obrigou a caminhar com a lanterna de cabeça acesa causando estranheza nos moradores que nos observavam.  Neste trecho da prova nossa contadora de passos falhou gerando dúvidas para encontrar a Rua Monte Alegre, que nos levaria para o próximo PC e para a etapa que seria cumprir o percurso da Cartilha 02 foi quando olhei para trás e vi um monte de lanternas acesa ­ – eram as outras equipes correndo atrás do tempo perdido.
   A Cartilha 02 deveria ser cumprida em 22 min, incluído o descanso (usado para checar se estamos no tempo estabelecido para a prova ou descontar eventuais atrasos da equipe para se adequar ao tempo). Concluída este trecho encontramos o PC que anotou nosso tempo e fizemos um pit stop para degustar uma saborosa esfiha aberta tamanho mini- brotinho (esqueci de fotografar!).
   Após essa parada seguimos para a última etapa da prova, o percurso foi pela av. Goiás, uma das ruas mais famosas de S.Caetano do Sul, encontramos mais uns 3 PC (para controlar nossa regularidade), caminhamos por 3,5 km entre a Av. Goiás e Av. Pres. Kennedy até  o portal da chegada.    
   Como a prova é de regularidade os PC ficam em lugares estratégicos e sem que os participantes tenham conhecimento de sua existência, pois o que conta é a equipe estar atenta ao cronômetro, a velocidade dos percursos, então caminhar rápido ou correr não são estratégias aplicadas a todos os trechos da prova.
   Fazer uma prova noturna requer mais atenção ao percurso, a planilha e aos PC’s  por conta da visibilidade e ter a necessidade de usar lanternas tornou a prova mais emocionante.
   Fica a homenagem ao Bêni que sempre demonstrou  preocupação com os participantes das provas e no caso desta não foi diferente, sempre muito atento com a segurança de todos e a Prefeitura do Município de São Caetano do Sul que convocou a Guarda Civil para acompanhar a prova, nossos agradecimentos!
   Depois de cruzamos o portal da chegada sob o luar de uma noite quente aguardamos os resultados......  






  
   Chegava a hora de anunciar os vencedores, o ganhador do premio Abacaxi, neste momento há uma mistura de emoções – satisfação da prova terminada e o temor de não ser a equipe lanterna a levar o troféu Abacaxi.
   Quando Bêni anunciou a equipe que levaria o troféu Abacaxi, respiramos até aliviados, escapamos! 
   Depois ele foi informando a pontuação das outras equipes em ordem decrescente até anunciar o ganhador da 3ª colocação Principiante: Urbi & Orbi! Nem acreditei, na primeira prova da Melinha e Igor fomos bem classificados com direito a Troféu.






    Nem preciso comentar que voltamos para casa hiper-super felizes, não só pelo troféu, mas também pelo encanto da prova noturna, pela organização, pela cidade super limpa e organizada, pela segurança e pelos colegas participantes.
   Chegamos em casa quase meia-noite, o maridão e Syssi estavam dormindo, mas acordaram ao nosso som de vitória. Maridão não acreditou, Syssi ficou com uma invejinha branca, mas tiveram que suportar nossa alegria de Vencedores!
   Nosso troféu está guardadinho na estante da sala a espera de outros mais.











Obrigado por visitar, se você gostou deste blog, considere em segui-lo. Clique em "Seguidores" para se tornar um membro e se inscrever por e-mail para receber atualizações.

Um comentário:

  1. Parabéns pela terceira colocação na prova.
    Realmente show.


    tutta/BALEIAS/Pr
    www.correndocorridas.blogspot.com

    ResponderExcluir