Uma das maiores preocupações dos pais hoje em dia é na forma como nossos filhos estão sendo expostos à internet (e todos os perigos que rondam a presença dos pequenos na rede).
Responsabilidade: essa é a palavra que devemos adotar para proteger os nossos filhos nestes casos. Todo mundo conhece algum pai que não tem ideia do que o filho faz quando está na internet – e não poderia haver atitude mais equivocada. Muitos vão debater com relação ao direito à privacidade, mas, devidamente orientados, os pequenos poderão ter mais discernimento sobre o que é bom ou nocivo quando se trata de internet.
A pornografia infantil é a principal preocupação, mas crianças são também alvos fáceis com relação a senhas e informações que comprometam a privacidade da família, pois podem, inocentemente, se expor demais na rede.
O principal cuidado que os pais devem ter é o de SUPERVISIONAR. É preciso estar sempre atento ao tipo de conteúdo visitado pela criança, quais são os sites que acessa, de quais redes sociais participa e que tipo de informação compartilha e com quantos.
Mas muitos de vocês dirão: “Eu não tenho como estar 100% do tempo vendo o que meu filho está fazendo na internet”. Nestes casos, o ideal é ter uma disciplina, estabelecer horários para o acesso à rede.
Se você não souber ao certo por onde começar, aqui estão alguma idéias sobre o que discutir com seus filhos para ensiná-los sobre o uso da internet com mais segurança:
- Incentive seus filhos a compartilhar as experiências na internet com você. Desfrute da internet junto com seus filhos.
- Ensine seus filhos a confiar nos instintos deles. Se eles se sentirem nervosos a respeito de algo online, devem contar a você.
- Se os seus filhos visitarem salas de bate-papo, usarem programas de IM (instant messaging – mensagens instantâneas), jogos online ou outras atividades na Internet que exigem um nome de login para identificação, ajude-os a escolher o nome e certifique-se de que ele não revele nenhuma informação pessoal a respeito das crianças.
- Insista que seus filhos nunca dêem seu endereço, número de telefone ou outras informações pessoais, inclusive onde estudam ou onde gostam de brincar.
- Ensine para seus filhos que a diferença entre certo e errado é a mesma na internet da vida real.
- Mostre a seus filhos como respeitar os outros online. Certifique-se de que eles saibam que regras de bom comportamento não mudam só porque estão em um computador.
- Instrua seus filhos a respeitarem a propriedade de outros online. Explique que fazer cópias ilegais do trabalho de outras pessoas (música, jogos e outros programas) é o mesmo que roubar em uma loja.
- Diga a seus filhos que eles nunca devem encontrar-se pessoalmente com amigos online. Explique que amigos online podem não ser quem dizem que são.
- Ensine seus filhos que nem tudo que eles lêem ou vêem online é verdade. Incentive-os a perguntar a você se não tiverem certeza.
- Controle a atividade online de seus filhos com software de Internet avançado. Controles dos pais podem ajudar você a filtrar conteúdo prejudicial, monitorar os sites que seus filhos visitam e descobrir o que eles fazem lá.
Fonte: Microsoft
Nenhum comentário:
Postar um comentário