O termo atualmente usado com o significado de caminhadas em trilhas é uma das mais antigas atividades do homem. Ganhou este nome na África no século XIX, onde os primeiros trabalhadores holandeses que colonizaram a África do Sul os (bôeres), tinham que efetuar longas caminhadas e utilizavam muito o verbo trekken, cujo significado é uma marcha ou migração com sofrimento e grande uso de resistência física. Mais tarde a palavra foi absorvida pela língua inglesa e passou a ser usada para as difíceis jornadas realizadas pelos exploradores em direção ao interior do continente.
Hoje no Brasil, utilizamos a palavra em trilhas naturais para a apreciação da fauna e flora, belas paisagens, desafios de matas, rios, montanhas e gerando acesso a outros atrativos como cavernas e cachoeiras.
As regras
A regra número 1 do trekking é: nunca parta para a caminhada sozinho. Aconselha-se um grupo de, no mínimo, três pessoas, para que um esteja sempre ajudando o outro.
A segunda regra mais importante é o planejamento. Antes de partir para a caminhada, um bom trekker (praticante do trekking) deve levantar bastante informação sobre o lugar para onde está indo e organizar os equipamentos que será necessário levar.
O praticante deverá basicamente percorrer trilhas pré-estabelecidas e durante o percurso, haverá sinalização sobre o caminho, direções para navegação por bússola, velocidade de caminhada e comprimento dos trechos do percurso.Além disso, indicará se o praticante irá encontrar por exemplo, árvores caídas, cercas, rios, mata-burros, porteiras, construções, etc.
Equipamentos
As roupas devem ser práticas e confortáveis (tênis ou bota, blusa e calça de moleton, capa de chuva, meias grossas etc), porque são, antes de tudo, instrumentos de segurança no trekking.
As roupas devem ser práticas e confortáveis (tênis ou bota, blusa e calça de moleton, capa de chuva, meias grossas etc), porque são, antes de tudo, instrumentos de segurança no trekking.
Uma mochila esportiva também é essencial e nela são levados os acessórios básicos mais comuns: lanterna, cantil, saco plástico para lixo, cronômetro, lanche de trilha, kit de primeiros socorros, bússola, canetas, prancheta pequena e calculadora simples, equipamentos para contar os passos durante a prova, GPS.
São proibidos: celulares, rádio e internet.Equipes
As equipes normalmente tem entre 3 e 6 participantes e eles carregam chips para que os responsáveis pela prova consigam checar constantemente o desempenho da equipe através da distância percorrida e do tempo.
Vence a prova a equipe que cumprir corretamente o percurso no tempo esperado com o mínimo de penalidades.
Parece fácil, né? Afinal, é só uma caminhada…
Engano seu!
Os percursos são bem difíceis, com vários obstáculos no caminho, as caminhadas são bem longas e em ambientes isolados e de difícil acesso e as pessoas não conhecem o percurso, portanto é bem fácil de se perder.
Algumas dicas de segurança e que vão garantir certa comodidade durante a trilha:
- Mochila. Ela não deve ser muito grande, que dificulte a caminhada, nem muito pequena, que obrigue o participante a ficar carregando seus pertences na mão.
- Cantis, pois hidratar-se é essencial!
- Lanternas, afinal, muitas das caminhadas demoram dias, então previna-se levando iluminação.
- Informe-se sobre as situações climáticas na região e distâncias a serem percorridas.
- Caso não conheça bem a região, leve um guia.
- Para evitar sustos, informe-se sobre os animais que você poderá encontrar durante o percurso.
- Roupas e tênis confortáveis.
- Leve uma alimentação leve e nutritiva como por exemplo, biscoito, barra de cereal, fruta ou sanduíche.
- Use protetor solar, chapéu e óculos para proteção dos olhos.
- Leve um saco plástico para lixo, pois preservar o meio ambiente é fundamental.
Níveis de dificuldade
Existem vários níveis de dificuldades, com o grande número de adeptos a modalidade passou a ser esportiva, muito utilizada nas corridas de trekking e de aventura.
Existem três níveis de prática do trekking:
· Leve, ou básico: caminhada por trilhas já demarcadas e trechos pequenos. Uma mochila com os acessórios básicos mencionados acima é suficiente nesse nível de caminhada por trilhas.
· Médio: neste tipo de trekking é preciso um pouco mais de preparo e mais acessórios e equipamentos. As distâncias são maiores e pode também haver pernoite (dormir em barracas em local adequado na trilha).
· Pesado: as trilhas são de muitas horas ou até dias de caminhada. Por isso o cuidado com a segurança, alimentação e sobrevivência no mato deve ser redobrado, reforçando ainda mais os equipamentos, acessórios e a alimentação a ser levada.
Eis um esporte que pode reunir toda ou parte da família, para os menores, no caso de Syssi um aprendizado, pois deveremos traçar nossa melhor estratégia, admirar o meio ambiente, caminhar.
Agora vou preparar nossas mochilas, dormir cedo porque amanhã é pé na estrada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário