quarta-feira, 13 de abril de 2011

Domigo foi dia de trekking

Domingo participamos de mais uma prova de trekking elaborada por outra organizadora.
O tipo de prova teve alguns diferencias daquele que fizemos no domingo retrasado porque a localização dos PC´s  seguiram na ordem, o roteiro teriamos conhecimento somente no dia.
A previsão do tempo seria de um domingo com chuva. Aqui em Sampa o céu amanheceu algumas nuvens com o sol querendo dar o ar de sua graça, já na região de Guarulhos encontramos o tempo mais fechado, igualmente em Arujá, local da prova.






Fizemos o check in, recebemos nosso roteiro e tivemos explicação sobre a prova, muita água, muita lama, pois sábado a noite choveu muito na região.



Depois do que ouvi decidi deixar minha máquina fotográfica no carro e seguir somente com o celular (devidamente protegido) para tirar as fotos do percurso, não queria correr o risco de avarias.
Desta vez levei apenas barra de cereal e água, pois pela experiência anterior não dá tempo para ficar comendo durante a prova, guardamos o restante.
Aproximava-se o horário de nossa largada que estava  sendo feito com 2 min de diferença para cada equipe. Largamos no trecho de estrada firme,




já há 5 min de prova teríamos nosso primeiro desafio, descer o barranco e andar por um riacho em forma de ferradura, sair na mesma estradinha, voltar, passar pelo PC e subida com 732 m (nesta prova o parametro seria metros x tempo) em 15 min, descansar 5 min, descer em 10 min, total deste percurso seria de 30 min.



Nem preciso comentar que andar pelo riacho foi empolgante para a Syssi, agora a subida era uma estrada aberta com piso de pedras, vegetação rateira e gravetos, quando chegamos no topo encontramos o tempo em m/h para a próxima etapa.





Depois do chao firme andariamos novamente por dentro de outro riacho,





o próximo percurso agora viria recheado de aventuras, terreno com muita lama, coisa de afundar a perna até o joelho, vários escorregões, seguindo depois uma trilha em mata semi fechada sinalizada apenas com faixas zebradas, isso morro acima.







(enfim final da trilha na mata)

Agora em solo firme, uma paradinha para dar um click nos tenis, e seguir caminho (ops... a rota)


(antes da largada)

(depois da trilha)



Ao encontrar o PC fomos guiados para o percurso dentro do riacho canalizado..... andamos por 600mt, em água turva com muito cuidado, pois o piso era de cascalho com várias pedras de todos os tamanhos e formas, em alguns trechos as folhagens fechavam o caminho. Encontramos várias teias com aranhas enormes de patinhas listradas em cinza e amarelo.




Um pouco antes do final deste percurso encontramos um bambuzal lindo. Enfim, final do riacho, agora seria imposto uma tarefa que se fosse em outro clima estaria tudo legal, passar por debaixo da cachoeira, apenas 1 integrante da equipe poderia ficar seco. Ahhhhh, sobrou.........para eu e Syssi, abaixo nós no cumprimento da tarefa. 



(eu..... inevitável não se molhar mesmo passando perto da parede)


(Syssi, para quem enrolou, agora não queria sair da cachoeira)


Agora faltaria pouco para o final, o tempo já estava fechado e alguns pingos de chuva caíam. A preocupação de tentar tirar um pouco da água da camiseta seria  rechaçada logo adiante,  passar por um lava rápido humano, salvando apenas o maridão de se molhar.
Para encontrar o último trecho da prova precisamos usar a bússola, localizado a rota seguimos para o final da prova!
A chuva que caia minutos atrás foi levada pelo vento e o sol deu rapidamente o ar de sua graça.



Terminada a prova e de roupa seca nos reuniriamos para o almoço enquanto ouviamos música ao vivo.
Após o almoço o ranking das equipes com distribuição de troféu.
Por minha única e exclusiva culpa, por não ter colocado o horário nos PC Virtuais, levamos o troféu abacaxi que muito zangou a Syssi, por outro lado, não saimos de mão abanando.


A prova foi 10, tivemos 2 paradas, sendo 1 com água de banana e a outra depois da cachoeira, o percurso a "La Indiana Jones" foi sensacional e a entrega dos troféus foi feita num clima de muita brincadeira e camaradagem.
Fica um aparte, a quantidade de areia que ficou na meia (de branca virou cinza) e no tênis (até embaixo da palmilha) pelo tempo que andamos na água na maior curtição.

Agora vamos nos preparar para a próxima prova que acontecerá em maio e estou pensando seriamente em adquirir uma máquina fotográfica a prova d'água para poder tirar mais fotos do percurso, porque só de celular ficou deficiente, pois era um colocar e tirar do saquinho hermético de perder a paciência.





6 comentários:

  1. Dra. Ana, realmente a prova foi um verdadeiro "enduro". Difícil e completamente desconhecida! Acredito que o "troféu" servirá de incentivo para o ano que vem ou outras provas com as mesmas dificuldades.
    PS. Cá entre nós, pelo menos o abacaxi estava doce?

    ResponderExcluir
  2. Foi mesmo "duro" ou molhada a prova.....rs, serviu para experiência de como proceder nas próximas, o abacaxi ainda não comi, mas está bastante perfumado.
    Obrigada pelo comentário.

    ResponderExcluir
  3. oi, ana!!!

    fiquei com água na boca, pelo percurso e pelo abacaxi;)

    a syssi está se saindo muito bem nessas provas!
    estou até me animando a tentar convencer a tchurminha do asfalto aqui de casa pra encarar uma aventura dessas em família!!!

    parabéns!!!

    bjs

    ResponderExcluir
  4. Elis,

    nem preciso dizer que essa modalidade está me pegando tb. A Syssi ficou com vontade em Paranapiacaba, ai encontrei um site e fomos, ela simplesmente está amando!... vai uma dica, agora em maio terá uma prova em sao josé dos campos, a turma é animada, o organizador hiper legal e como tem patrocinador então a coisa vai ser chique no úrtimo....rs nós iremos para pernoitar, seria super legal se vcs tb fossem, o que acha?!

    bjks

    Obrigada por comentar!!

    ResponderExcluir
  5. Bela prova em família.

    Lindas paisagens, e que inveja do banho da Silvinha.

    Sem falar a lindeza da postagem.

    Efusivos Parabéns!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. FOI MUITO LEGAL!!!!!!
    Eu até gostei da parte que eu enfiei o meu pé na lama. Eu quero fazer isso muito mais vezes pq eu achei de mais!

    bjs

    ResponderExcluir