quarta-feira, 1 de junho de 2011

CIRCUITO ATHENAS – 1ª etapa SP






 “ O Circuito Athenas foi projetado para aqueles que buscam atingir metas.
   O objetivo é pessoal, intransferível e inquestionável.
   Completar a primeira prova, aumentar a distância, ganhar velocidade e até vencer as  
   Olimpíadas. O importante é a evolução.”





Domingo, dia 22/05,  aconteceu a 1ª etapa da prova em Sampa e, é minha primeira vez nesse circuito que em cada etapa a distancia é maior.
Diferente das outras manhãs daquela semana que nos castigou com tempo frio e úmido, o Olimpo conspirou ao nosso favor e o domingo amanheceu com o céu azul, poucas nuvens e sem umidade.
Quando chegamos à Ponte Transamérica os corredores começavam a posicionando-se, depois de 10 min o mar azul já era predominante.
A largada deu-se num afunilamento da avenida Dr. Mario Vilas Boas Rodrigues o que dificultou o escoamento dos participantes presentes, tanto que só passei pelo portal quando já contava com 6min20seg. (Segundo a organização participaram mais de 4.500 pessoas)








Após o retorno pela dita avenida é o momento de encarar a subida da ponte Transamérica seguida pela descida para então percorrer uns kms na Av. Nações Unidas.
Como a umidade matinal e o frio predominaram durante a semana, minha rinite foi companheira constante das manhãs, fazendo com que a coriza imperasse todos os dias, portanto, minha capacidade de respiração estava baixa.
Fazia eu a corrida em meu ritmo tendo em mente superar alguns segundos do tempo da prova anterior (pensamento constante durante todas as prova que participo)  e como distração durante o percurso observava os participantes em minha volta, a paisagem, vez ou outra passava um trem da CPTM, mas o pensamento reinante era sentir as engrenagens da minha perna, do meu corpo superando cada passada, cada metro da prova.
Bem depois do posto de hidratação aparecia aquela placa sinalizando a volta para o percurso de 5k que faz um bem para os olhos, a sensação de meio dever cumprido é muito boa.......... , continuo antenada nas engrenagens de meu corpo, o sol que estava presente desde o inicio da corrida deixava o dia mais radiante, mantendo a mesma temperatura.



Acho que pelo 3k me bateu aquele pensamento “o que estou fazendo aqui, a estas horas de domingo, se podia estar dormindo bem gostoso em minha cama ............, só pode ser loucura”, bateu um arrependimento parecendo uma bigorna martelando em minha cabeça, ainda bem que não perdurou muito e, logo eu deixaria esses pensamentos de lado, desviando a atenção para o tempo já decorrido.
Engraçado como os pensamentos vão e vem numa fração de segundos, a corrida exercita muito essa constância, procurei entender qual a razão do arrependimento de estar ali, o tico querendo correr e o teço querendo parar, desistir; rapidamente, como o ar que respiramos procurava a resposta e percebi que o corpo estava pesado, a respiração era superficial, tentei usar um adesivo dilatador, mas não alcancei em minha pochete, caminhando forte fui no propósito de cruzar a chegada.



Após passar sob a ponte começaria a desbravar o km final, a subida da ponte é extenuante, caminhei mais forte poupando pernas para o final. Superada a subida, administrei a descida da ponte para os 500ms finais, intercalei entre trotinhos e caminhadas.



Minha inspiração foi um participante escolhido na metade da prova como parâmetro, ora ele estava a minha frente, ora eu o ultrapassava, quando o vi nos 400m finais, não tive dúvidas, puxei forte a respiração, acelerei a caminhada e trotei mais ainda, não me preocupei em olhar para atrás, meus olhos procuravam o portal da chegada.
Quando avistei o portal, fixei os olhos no cronometro, o coração que já estava acelerado, neste momento dispara, fico acompanhando os segundos até cruzar o portal com 46 min e alguns segundos.
Enquanto sigo para a dispersão faço as contas rapidamente, consegui fazer em 42 min., penso que preciso melhorar.
Logo após o stand das frutas, aguardo minha amiga enquanto saboreio minha banana.



Seguimos ao encontro de Syssi e do maridão. Tiramos uma foto em frente a uma casa de show próximo ao evento (detalhe para o lindo céu azul)  e seguimos para o estacionamento.



Cerca de 2 hs depois de concluída a prova recebo um torpedo com meu tempo 00:41:43, um sonho para mim pela minha condições física no dia e, muito longe de ser um ótimo tempo, já que a 1ª colocada fez o percurso em 19 min, mas é minha conquista pessoal que conta!...........rs











  



Agora é aguardar as próximas etapas.



Ana Maria












Obrigado por visitar, se você gostou deste blog, considere em segui-lo. Clique em "Seguidores" para se tornar um membro e se inscrever por e-mail para receber atualizações.

2 comentários:

  1. Dra. Ana, o Circuito Athenas realmente é uma bela prova, com um número expressivo de corredores. A Senhora é um exemplo para a equipe dos ex-sedentários (que no fundo ainda são sedentários!).
    "Uma das virtudes do ser humano é sempre superar-se diante das adversidades"

    ResponderExcluir
  2. Dr. Gontran,

    O Circuito Athenas é uma prova de superação em cada etapa e, este ano estou engrossando o número de participantes. É acho que os sedentários estraram numa profunda filosofia de vida: "Ser ou não ser, eis a questão!". Quiçá este ano retornem do retiro.......

    Obrigada por comentar!!!

    ResponderExcluir